Todo clichê do amor

Com roteiro e direção de Rafael Primot, "Todo clichê de amor" é um drama nacional que entrelaça três histórias sobre relações de amor, em que os personagens revelam seus desejos e seus medos. O filme é estrelado por Débora Falabella, Maria Luisa Mendonça, Marjorie Estiano e Rafael Primot. 


Na cidade de São Paulo, três personagens vivem seus dramas pessoais: uma prostituta (Marjorie Estiano) em crise conjugal que sonha em ser mãe; Um entregador (Rafael Primot) apaixonado por uma atendente de lanchonete (Débora Falabella), que decide conquistá-la de forma inusitada; e a madrasta (Maria Luisa Mendonça) que tenta se reconciliar com sua enteada no velório de seu esposo. Todos têm em comum um sentimento que avassala e corrói por dentro e que nem sempre é correspondido. 


O filme parece ser inspirado em Os Amantes, pintura do surrealista belga René Magritte (1928), e em frases famosas de escritores e filósofos sobre o sentimento amoroso. O roteiro aborda os vários clichês do amor como uma reação física ou algo sufocante, explosivo, gozoso ou simplesmente ridículo. Primot, que além de dirigir, atua no filme, também trabalha com o sentimento de impotência diante do outro e da construção do afeto através dos demais sentidos: o visual, o tato, o paladar e o olfato. 

Com uma narrativa em voz over, sempre em primeira pessoa, o personagem central vai tirando suas conclusões sobre a fugacidade da vida, a afetividade e as barreiras nos relacionamentos. A montagem alternada também ajuda na composição, com flashbacks e fast foward, entrelaçando as histórias.

O cineasta consegue apresentar algumas camadas da psicologia dos personagens, que vão sendo reveladas pouco a pouco. Primot trabalha com a ideia de representação do amor, não somente como resultado de reações orgânicas, da volúpia e do desejo, mas pela perspectiva da empatia e do sofrimento.  

"Todo clichê de amor" é muito mais do que aparenta ser à primeira vista. Inicialmente apelativo, o filme vai ganhando corpo e forma, tornando-se algo bem mais interessante. Tudo graças a sua narrativa, boas interpretações, ritmo e montagem. Vale a pena conferir. 

Elisabete Estumano Freire.




FICHA TÉCNICA:

TODO CLICHÊ DE AMOR (2017) - BRASIL

DURAÇÃO: 1h23m

GÊNERO: COMÉDIA, ROMANCE.


FICHA TÉCNICA:
Roteiro e Direção: Rafael Primot
Produção: Daniel Gaggini
Elenco: Maria Luisa Mendonça, Débora Falabella, Marjorie Estiano, Rafael Primot, Gilda Nomacce , Eucir de Souza, Clarissa Kiste, Amanda Mirásci, João Baldasserini, Giovana Zotti, Thamiris Dias, Letícia Bassit, Júlio Silvério e Otávio Pacheco.
Direção de Fotografia: Kauê Zilli
Direção de Arte: Carolina Bertier
Montagem: Helena Maura
Musica Original: Marcelo Pellegrini
Figurino e Visagismo: Dudu Bertholini 
Maquiagem e Caracterização: Simone Batata
Som direto: Fernando Russo e Ragnar Ribas.



Ano de Produção: 2017
Produtoras: Enkapothado Filmes e MUK
Coprodução: Canal Brasil, Zumbi Post e Input Arte Sonora
Distribuição: Enkaphothado Filmes e MUK
Classificação: a definir
Similar Videos

0 comentários: