João de Deus - o silêncio é uma prece


O documentário "João de Deus - o silêncio é uma prece" apresenta o trabalho filantrópico e de cura do médium João Teixeira de Farias, mais conhecido como João de Deus. Com roteiro de Edna Gomes e direção de Candé Salles, o filme acompanha o cotidiano do espírita, na cidade de Abadiânia, no interior de Goiás, e as viagens missionárias no exterior.
Com reconhecimento internacional, João de Deus atrai multidões de fiéis de todas as partes do Brasil e do mundo. Anônimas ou famosas, essas pessoas buscam a cura física e espiritual, somente possível pelas correntes de meditação e fé. O longa mostra os atendimentos na Casa de Dom Inácio, incluindo as operações espirituais realizadas pelas entidades incorporadas em João Teixeira, sempre com a ajuda de voluntários e de uma equipe de médiuns.
Durante cinco anos, a diretora Candé Salles, a roteirista Edna Gomes e equipe registraram e acompanharam o cotidiano e as atividades do médium no Brasil e no exterior. O documentário foca nas cirurgias, mas sobretudo na paz espiritual e no amor emanado por João de Deus e pelos voluntários da Casa de Dom Inácio, que também realizam a assistência aos mais pobres. Com a ajuda de doações, o médium mantém a casa de alimentação de Dom Inácio, que serve comida para pessoas carentes, além de distribuir roupas, material escolar e brinquedos para as crianças. 
O documentário revela a história de João Teixeira, a infância e a adolescência pobre, a família, os amigos, e o início da sua missão espiritual. Mostra o homem e sua jornada como médium, que o levou a peregrinar pelo país até se estabelecer definitivamente em Abadiânia (GO), a pedido de Chico Xavier. Com narração de Cissa Guimarães, o documentário traz ainda imagens históricas, como o encontro com o médium Luiz Antônio Gasparetto.

Devoto de São Ignácio de Loyola, Santa Rita de Cássia e do Divino Pai Eterno, João Teixeira já completou mais de 50 anos de atividade missionária. Nas reuniões espirituais, o médium incorpora várias entidades como Dr. Oswaldo Cruz, Dr. Augusto de Almeida, Dr. José Valdevino, Dr. José de Freitas, entre outros espíritos iluminados, responsáveis pelas intervenções cirúrgicas. Utilizando facas e bisturis, agulha e linha, e tendo como anestesia apenas um copo d'água, a falange de Dom Inácio, através do médium João de Deus, opera pacientes acometidos de doenças espirituais e físicas, como catarata, tumores, deformidades e demais enfermidades. Os procedimentos sempre são realizados à vista de todos.

O filme apresenta depoimentos emocionantes e surpreendentes de pacientes que se submeteram às cirurgias espirituais. São relatos de casos diagnosticados como incuráveis ou de difícil recuperação pela medicina convencional, que foram curados pela intervenção mediûnica ou com o seu auxílio. Médicos que testemunharam os procedimentos e acompanharam a evolução dos pacientes também falam sobre o trabalho de João de Deus.

O filme também enfatiza a cidade de Abadiânia como um local especial, que emana uma grande energia positiva. Neste lugar, os peregrinos que vão em busca da cura para seus males, encontram um ambiente de paz e de amor. O contato com o silêncio da natureza, a meditação, a prática da solidariedade e a vida simples dos habitantes do interior de Goiás são elementos que ajudam as pessoas no processo de olhar a vida através de uma nova perspectiva. Embasadas no triângulo da fé-caridade-amor, as pessoas são transformadas. O documentário também conta com a presença da artista plástica Marina Abramovic e do Dr. Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio Libanês de São Paulo.

Elisabete Estumano Freire.




Ficha Técnica

Direção: Candé Salles
Produção: Cygnus Media
Produção Executiva: Carla Affonso e Patrick Siaretta
Assistente de Direção: Maria Pia Carone
Roteiro: Edna Gomes
Montagem: Guilherme Schumann
Direção de Fotografia: Candé Salles e Ferraro Borchetta
Câmeras: Candé Salles, Ferraro Borchetta, Rafael Vella, Marina Noveli, Andria, Daniel Lobo
Coordenação de Pós: Juliana Palopoli
Direção de Arte: Giovanni Bianco
Trilha Sonora: Candé Salles e Guilherme Schumann
Coach de Projeto: Virgínia de Gomes
Voz off: Cissa Guimarães
Similar Videos

0 comentários: