Verão (Leto)



Baseado na biografia de Vicktor Tsoi, líder da banda Kino, uma das pioneiras do rock russo, o filme "Verão" (Leto) é o retrato da censura soviética em plena Guerra Fria. Ambientado na Leningrado dos anos 1980, o longa dirigido por Kirill Serebrennikov, apresenta a importância cultural do rock underground como contestação política na União Soviética.

Numa época em que jovens músicos sonhavam com a liberdade de expressão, o Clube do Rock, em Leningrado, era um dos poucos espaços disponíveis para os artistas se apresentarem. Fãs de artistas como David Bowie e Bob Dylan, que representavam a cultura ocidental capitalista, os jovens músicos soviéticos buscavam mostrar seu talento, driblando as dificuldades impostas pela forte censura do governo comunista. O filme mostra o surgimento da banda Kino e a relação triangular de Vicktor Tsoi (Teo Yoo) com Mike Naumenko (Roman Bilyk), líder da banda Zoopark, e sua esposa Natalia (Irina Starshenbaum).

Com uma narrativa experimental, que mistura o videoclipe e o grafismo, sinalizando situações imaginárias que beiram o sonho, a violência, o irreal e o possível, o filme conduz o espectador a despertar do jogo cinematográfico através da música e da quebra da quarta parede. Através da figura de um personagem-narrador, que pontua e interfere no ritmo do filme, somos levados a questionar a veracidade dos acontecimentos apresentados. E  a refletir que, dentro do pacto cinematográfico, verdades e mentiras se entrelaçam.  


O cantor e compositor Viktor Tesoi foi um dos responsáveis pela popularização do rock em território russo. Com a abertura política da Glasnost, o sexto álbum da banda, Bloody Type (Grupa Krovi), em 1987, com letras de cunho mais político, desencadearia a "Kinomania" na Ex-URSS. Sua primeira aparição no cinema foi no longa Assa (Acca, 1987), de Sergei Solovyov, junto com outras bandas de rock. No ano seguinte, estrelou como protagonista no filme The Needle (Igla, 1988), dirigido por Rashid Nugmanov.  Tesoi morreu num grave acidente de carro em 1990, aos 28 anos. Naumenko, responsável pela adaptação do rock ocidental à cultura russa, morreria no ano seguinte, aos 36 anos, vítima de hemorragia cerebral, em consequência de uma fratura na base do crânio, numa suposta tentativa de assalto, não confirmada.

Com um roteiro polêmico, o filme foi duramente criticado por músicos e pessoas ligadas à Banda Kino. Em julho de 2017, as filmagens começaram em São Petersburgo. Em agosto, o diretor Kirill Serebrennikov foi preso e deportado para Moscou com acusações de fraude, e depois colocado em prisão domiciliar. Atendendo às várias proibições do Tribunal, ele conseguiu finalizar o filme, em fevereiro de 2018. Selecionado no Festival de Cannes, "Verão"(Leto) ganhou o prêmio de melhor trilha sonora. 

Elisabete Estumano Freire



Similar Videos

0 comentários: