'Nossa Senhora do Nilo'

 



O filme "Nossa Senhora do Nilo", dirigido por Atiq Rahmi, narra a história de meninas de etnias tutsi e hutu, que estudam juntas numa conservadora escola de elite católica, antes do golpe militar de 1973, em Ruanda, na África Centro-Oriental. O longa é baseado no romance autobiográfico da escritora tutsi Scholastique Mukasonga e foi premiado com o Urso de Cristal da Mostra Generation 14Plus no Festival de Berlim 2020. 

  
O diretor afegão Atiq Rahmi divide a narrativa do filme em quatro momentos: a inocência, o sagrado, o sacrilégio e o sacrifício. Apresenta o cotidiano das meninas, filhas de políticos influentes e famílias abastadas, que viviam sob o regime de internato escolar, distante da realidade sócio-política do país. Destaca ainda o forte processo de aculturação promovido na região pelos belgas e, principalmente, pela igreja católica francesa; a discriminação e os conflitos identitários refletidos nas meninas do instituto; o aumento da tensão entre as etnias tutsi e hutu; e os eventos que se seguiram com o estabelecimento da Ditadura Hutu de Juvénal Habymariana. 

A rivalidade entre as etnias tutsi, hutu e twa existe desde a formação do Reino de Ruanda, mas foi estimulada pelos colonizadores europeus alemães e belgas, favorecendo os tutsi. Durante o processo de descolonização e o fim da monarquia, a partir da Revolução Ruandesa, em 1950, e a independência de Ruanda, em 1962, os hutus assumiram o poder e iniciaram a perseguição à população tutsi. Com o golpe militar de 1973, apoiado pela França e a Bélgica, os tutsi se refugiaram nos países vizinhos, principalmente Uganda. A crise econômica e a pressão política externa pela volta da democracia aumentou o revanchismo entre as etnias. Na década de 1990, explode uma guerra civil no país, em que milícias tutsi da Frente Patriótica de Ruanda (FPR) realizam uma contraofensiva para tentar tomar o poder. Em 1994, o presidente Habymariana assinou um acordo para por fim ao conflito, com o compromisso de novas eleições, mas foi considerado traidor pelos extremistas hutus. O assassinato do ditador, em abril daquele ano, foi o pretexto para o genocídio contra os tutsi. Mais de um milhão de pessoas, entre tutsi e hutus, foram mortos entre 1990 e 1994. 
 
O cineasta explora o universo das meninas do instituto que viviam sob o rígido controle de uma ideologia colonialista, racista e machista, apesar do país ter se tornado uma república independente em 1962. Os sonhos românticos, as crenças africanas e a descoberta da sexualidade são reprimidos por um sistema opressor e religioso, que vai determinar o destino das adolescentes. 


A personagem Virginia (Santa Amanda Mugabekazi) é baseada nas experiências da escritora, sendo o fio condutor da narrativa. Ela e sua amiga Veronica (Clariella Bizimana) estudam no instituto devido a uma cota étnica obrigatória, porém sofrem discriminação por serem de origem tutsi, descendentes da antiga monarquia ruandesa. Por esse motivo, as meninas são invejadas por Gloriosa (Albina Sydney Kirenga) e Modesta (Belinda Rubango Simi), descendentes dos hutus, a etnia responsável pela instauração da República em Ruanda. O conflito será determinante para o desfecho da trama.  

Apesar de narrar fatos trágicos da história de Ruanda, o longa apresenta momentos de suavidade e beleza, mostrando o despertar da adolescência, a relação entre o sagrado e o profano, entre o ser humano e a natureza, assim como o universo mágico e místico da cultura ruandesa. Com  boas interpretações, "Nossa Senhora do Nilo" é um filme que vale a pena conferir. 

Elisabete Estumano Freire





Ficha Técnica

Direção: Atiq Rahimi

Roteiro: Atiq Rahimi e Ramata-Toulaye Sy, baseado no livro homônimo de Scholastique Mukasonga

Produção:  Charlotte Casiraghi, Marie Legrand, Rani Massalha, Dimitri Rassam

Elenco: Santa Amanda Mugabekazi, Albina Sydney Kirenga, Angel Uwamahoro, Clariella Bizimana, Belinda Rubango Simbi, Pascal Greggory

Direção de Fotografia: Thierry Arbogast

Desenho de Produção: Françoise Joset

Montagem: Hervé de Luze

Gênero: drama, histórico

País: França, Bélgica, Ruanda, Mônaco

Ano: 2021

Duração: 93 min.


Estreia: 05/01/2023

Lançamento: Pandora Filmes.

 

 


Similar Videos

0 comentários: