No segundo filme da franquia, o policial militar Jack Reacher (Tom Cruise), retorna a Washington para encontrar a major Susan Turner (Cobie Smulders), mas é informado que ela foi presa por traição devido a uma mal sucedida missão no Afeganistão. Certo de sua inocência, ele decide investigar o caso e ajudar a amiga, que escapa de uma tentativa de assassinato dentro do próprio presídio militar. Fugitivos, Jack e Susan precisam descobrir quem estaria interessado em eliminá-los. Para complicar ainda mais a situação, Jack é réu numa ação de reconhecimento de paternidade de uma adolescente, que também se torna alvo de assassinos.
Baseado no Best-seller “Jack Reacher: Never Go Back”, de Lee Child, que já vendeu mais de 100 milhões de livros em todo o mundo, o filme é mais um triller de ação sobre teoria da conspiração dentro do próprio exército norte-americano, envolvendo tráfico ilegal de armas e drogas. Assim como no primeiro filme da franquia (Jack Reacher: o último tiro), o ex-agente especial Reacher mostra porque é reconhecido por suas habilidades como investigador e ex-combatente militar. Entretanto, a nova sequência ganha um tom mais emotivo com a presença da suposta filha de Reacher, a rebelde Samantha (Danika Yarosh), com quem Reacher estabelece uma relação protetora. A personagem arredia, que se especializa em praticar pequenos furtos, torna-se parceira da major Turner e de Jack Reacher após escapar de uma emboscada e perceber que não tem outra saída a não ser colaborar com seus novos protetores.Sugestionado pela ideia de ser o possível pai da garota, ojusticeiro solitário começa aidentificar na adolescente características de sua própria personalidade.
Apesar do carisma de Cruise e Smulders, atentativa de erotização entre os dois personagensé propositadamente morna. Como resultado é Danika Yaroshquem rouba a cena, construindo com o “herói”um vínculo afetivo, ainda que mais ameno.
O longa mantém as características do gênero, com muitas cenas de luta, explosõese perseguiçãode carros, em que Reacher e Susan combatem seus inimigos que tem relações diretas com agentes do governo norte-americano. O roteiro também foca naquestão de gênero dentro das corporações militares,através do posicionamento da personagem major Susan,que não aceita ser parte passiva nas ações de campo, entrando em conflito com Reacher. O papel da mulher, como mãe e esposa dedicada, é questionadoe desconstruído dentro da narrativa, assim como a paternidade. Apesar de entender a fúria e o inconformismo de Turner, que deseja ser reconhecida como mulher e profissional militar, Reacher admite suas limitações, arraigadas ainda a um machismo tradicional, causando um impasse entre os dois personagens.
Com direção de Edward Zwick, o filme ainda tem no elenco Austin Hébert, Patrick Heusinger, Aldis Hodge, Holt McCallany e Robert Catrini.
Elisabete Estumano Freire. (24/11/2016)
--------------------------------------------
JACK REACHER: SEM RETORNO
TÍTULO ORIGINAL: JACK REACHER - NEVER GO BACK
DURAÇÃO: 1H58MIN (AÇÃO, AVENTURA, CRIME)
DIREÇÃO: EDWARD ZWICK
ROTEIRO: RICHARD WENK, EDWARD ZWICK, MARSHAL HERSKOVICH, LEE CHILD (BASEADO NO LIVRO HOMÔNIMO)
ESTRELANDO: TOM CRUISE, COLBIE SMUDERS, ALDIS HODGE
MAIS INFORMAÇÕES: IMDB: JACK REACHER - SEM RETORNO (2016)
JACK REACHER: SEM RETORNO
TÍTULO ORIGINAL: JACK REACHER - NEVER GO BACK
DURAÇÃO: 1H58MIN (AÇÃO, AVENTURA, CRIME)
DIREÇÃO: EDWARD ZWICK
ROTEIRO: RICHARD WENK, EDWARD ZWICK, MARSHAL HERSKOVICH, LEE CHILD (BASEADO NO LIVRO HOMÔNIMO)
ESTRELANDO: TOM CRUISE, COLBIE SMUDERS, ALDIS HODGE
MAIS INFORMAÇÕES: IMDB: JACK REACHER - SEM RETORNO (2016)
0 comentários: