Estrelas além do Tempo (2016)


Baseado em fatos reais, o filme mostra a história das chamadas “computadoras de cor”, mulheres negras, com excelência em matemática e física, que trabalhavam para a NASA realizando cálculos para o lançamento de foguetes, numa época em que os primeiros computadores e sistemas de processamento da IBM ainda estavam sendo desenvolvidos. Era a década de 1960, o mundo vivia a Guerra Fria e a corrida espacial entre EUA e URSS estava a pleno vapor. Os russos já tinham lançado o SPUTNIK no espaço e os norte-americanos queriam ser os primeiros a pisar na lua. No entanto, ainda que a comunidade científica norte-americana, em sua maioria composta por homens brancos, buscasse o avanço tecnológico, a sua mentalidade era, de um modo geral, preconceituosa, racista e misógina.

Nascida no Oeste da Virginia, sul dos Estados Unidos, Katherine Johnson (Taraji P. Henson) foi uma criança prodígio, com uma mente brilhante para a matemática e geometria analítica, ganhando uma bolsa de estudos integral na Universidade da Virginia. Adulta, ela se tornou uma das computadoras humanas da NASA. Juntamente com Mary Jackson (Janelle Monáe), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e dezenas de outras mulheres negras, elas realizavam os cálculos necessários às pesquisas do programa espacial. Entretanto, apesar de serem essenciais ao avanço da tecnologia, o trabalho dessas mulheres ficava no anonimato, além de sofrerem a segregação racial dentro da agência espacial.

Enquanto a luta pela igualdade dos direitos civis dos negros, liderado por Martin Luther King Jr. invadia as ruas, essas mulheres também lutavam pela igualdade de direitos, mostrando sua capacidade e inteligência. Com fé e perspicácia, elas buscavam quebrar as barreiras raciais, conquistando seu espaço como profissionais competentes. No Grupo de Tarefas Especiais da NASA, liderado por Al Harrinson (Kevin Costner), Katherine Johnson (Taraji P. Henson) irá trabalhar nos cálculos para lançamento, janela de reentrada e coordenadas de aterrisagem. Já Mary Jackson (Janelle Monáe) trabalhará como engenheira de propulsores e análise da resistência da blindagem da cápsula espacial; E Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) vai atuar como programadora de mainframes da IBM.

Katherine Johnson (em cadeira de rodas) e as atrizes
do filme "Estrelas além do Tempo" no OSCAR 2017
O filme resgata a memória da luta incansável destas mulheres brilhantes, que por muitos anos foi escondida e esquecida pela história oficial da NASA. E, finalmente, dá publicidade a autoria de seus trabalhos, por anos negada pela sociedade científica norte-americana.  Do trio de personagens protagonistas de “Estrelas além do tempo”, apenas Katherine Johnson permanece viva. Aos 89 anos, a matemática da NASA, esteve presencialmente na celebração do Oscar 2017, sendo aplaudida de pé pelos membros da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood. Katherine Johnson foi uma das responsáveis pela análise técnica do projeto Mercury, das primeiras missões de John Glenn, Alan Shepard, o sucesso da missão espacial norte-americana Apollo 11, que levou o homem à lua, além do programa de desenvolvimento dos ônibus espaciais. 

O elenco de “Estrelas além do tempo”, conta ainda com Kirsten Dunst (Sra. Mitchell), Jim Parson (Paul Sttafford), Mahershala Ali (Jim Johnson) e Aldis Hodje (Levi Jackson). O filme recebeu 3 indicações ao Oscar 2017: melhor filme, atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e melhor roteiro adaptado.

Elisabete Estumano Freire

Avaliação: Muito Bom

-------------------------------------

Estrelas além do tempo (2016)
Título Original: Hidden Figures 
Livre - 2h7min

Direção: Theodore Melfi
Roteiro: Allison Schroeder, Theodore Melfi
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe

Mais informações: IMDB - ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
Similar Videos

0 comentários: