NEGAÇÃO (2016)


Baseado em fatos reais, o filme “Negação”, dirigido por Mick Jackson (“Temple Grandin”) com roteiro adaptado de David Hare (“O Leitor”), apresenta a história da batalha judicial travada pela historiadora norte-americana Deborah E. Lipstadt para se defender da acusação de calúnia e difamação feita pelo controverso escritor britânico David Irving, por tê-lo chamado de negador do Holocausto em seu livro Denying the Holocaust: The Growing Assault on Truth and Memory (na tradução livre, “Negando o Holocausto: O Ataque Crescente à Verdade e à Memória”), também lançado no Reino Unido. Como no sistema jurídico inglês o ônus da prova cabe ao réu, a equipe jurídica de Lipstadt tinha não apenas que defender a escritora, mas provar que o Holocausto realmente aconteceu.

No longa, Deborah E. Lipstadt (interpretada pela vencedora do Oscar, Rachel Weisz) é uma professora e historiadora de Estudos Judaicos Modernos e do Holocausto da Universidade Emory, em Atlanta (EUA), que combate as teorias revisionistas do Holocausto, ou seja, aquelas que negam o extermínio dos judeus em câmaras de gás nazistas. Em 1996, David Irving (Timothy Spall, indicado ao BAFTA) - autor britânico que escreve livros sobre a Segunda Guerra Mundial e é um dos maiores defensores da teoria revisionista- move uma ação contra Lipstadt e a editora Penguin Books por danos morais, alegando ter sido caluniado pela historiadora.

Como nas leis britânicas não há a presunção da inocência ao réu, Lipstadt tem que provar na justiça que suas afirmações no livro são verdadeiras. Rejeitando qualquer acordo, ela decide enfrentar David Irving nos tribunais. Entretanto, a equipe jurídica britânica liderada pelos advogados Anthony Julius (Andrew Scott) e Richard Rampton (Tom Wilkinson) decide por uma estratégia de defesa que deixa a historiadora norte-americana chocada: nem ela nem quaisquer sobreviventes do Holocausto serão chamados a depor. O ato de abnegação, o silêncio, será um dos maiores desafios de Deborah E. Lipstadt, uma mulher que luta contra a falsificação da história e a negação do Holocausto.

Mais do que um filme sobre tribunais, o longa mostra não apenas as diferenças dos sistemas jurídicos entre os dois países e o choque cultural vivido por Lipstadt, mas principalmente a luta pela ética historiográfica, sem distorções dos fatos históricos, preservando a memória coletiva. E, ainda, põe em baila a discussão sobre a diferença entre liberdade de expressão e divulgação de informações deturpadas, com o objetivo de manipular a opinião pública em favor de ideologias racistas.

Elisabete Estumano Freire.

-------------------------------------------------------

Negação (2016)
Título Original: Denial 

Diretor: Mick Jackson
Roteiro: David Hare, Deborah Lisptadt (baseado no livro "History on Trial: My Day in Court with a Holocaust Denier)

Duração: 1h49min (Biografia, drama)
Estrelando: Rachel Weisz, Tom Wilkinson , Timothy Spall


Mais informações: IMDB - NEGAÇÃO (2016)

Similar Videos

0 comentários: