Corpo Fechado (2000)


Dirigido por M. Night Shyamalan (O sexto sentido/A vila), o longa aborda a história de David Dunn (Bruce Willis), o único sobrevivente de uma grande tragédia. Ele é procurado por Elijah Price (Samuel L. Jackson), um homem que sofre de uma rara doença, cujos ossos se quebram facilmente. Elijah acredita que David tem poderes especiais e o incita a descobrir sua real missão na vida.

Primeiro filme de uma trilogia anunciada (Unbreakable; Split; Glass), “Corpo Fechado” aborda a psicologia dos quadrinhos, baseado na caracterização do herói e do vilão, que faz parte do universo infanto-juvenil, consumido por bilhões de jovens em todo o mundo. A construção dos personagens, na oposição de suas habilidades e capacidades físicas, e na visão maniqueísta entre o “bem” e o “mal”, traz à tona a incongruência do mundo “civilizado”, que também transforma seres humanos em objetos, manipuláveis pelo desejo de controle e poder.

Mais uma vez, a fantasia ganha corpo e manipula mentes. O diretor usa de metáforas para mostrar sua visão do mundo, em que talvez somente as crianças possam perceber que o mundo realmente está de cabeça para baixo. É preciso olhar a nossa sociedade de perto e numa outra perspectiva. Elijah, assim como o profeta, influencia não somente David, mas o pequeno Joseph (Spencer Treat Clark) a desafiar seu pai para revelar seus estranhos poderes. A contradição entre Elijah e David vai resultar numa situação inusitada, que mudará para sempre o relacionamento de amizade entre os dois.

“Corpo Fechado” é um trailer psicológico sobre a frustração do ser humano e a patologia mental, levada aos extremos. 

Elisabete Estumano Freire




-------------------------------------------------

CORPO FECHADO (2000)
Título original: Unbreakable
Duração:1h46min

Roteiro e Direção: M. Night Shyamalan
Estrelando: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright

Mais informações: IMDB: CORPO FECHADO (2000)
Similar Videos

0 comentários: