Zama


Inspirado na novela de Antônio di Benedetto, "Zama", de Lucrécia Martel, narra a história da colonização espanhola na América, recriando o cenário das primeiras administrações do império hispânico em território argentino. Além de apresentar os desafios dos administradores do Vice-Reinado da Prata, o filme mostra personagens que representam a composição do povo portenho, abordando temas como preconceito, misticismo, submissão e o papel da mulher na sociedade.

O personagem central é Don Diego de Zama (Daniel Giménez Cacho), um oficial da Coroa, que está na função de corregedor de uma longínqua província da Colônia. Longe da esposa e dos filhos, ele aguarda sua transferência para Buenos Aires, mas apesar de seus esforços, a carta do Rei autorizando sua movimentação parece nunca chegar. Conhecido por seu "talento" de pacificador de índios, Zama é um homem franco e severo. Sua postura faz com que ele entre em conflito com pessoas que podem prejudicar seus interesses.

Martel apresenta uma sociedade marcada pela submissão e pelo preconceito, focando o papel da mulher no contexto da época. Enquanto escravas e índias são negociadas como objeto de prazer, as filhas brancas de colonos temem pelos ataques do temido Vicuña Porto. Por outro lado, Luciana (Lola Duenãs), mulher do ministro do Rei, é uma personagem sedutora que aprende a jogar num mundo masculino e que terá grande influência no destino de Zama. 

O roteiro também trabalha com o misticismo em torno da cultura indígena, da criação de lendas e do medo dos dominadores de perder o controle de seus subalternos materializados na figura do livro, objeto que representa o pensamento crítico em torno de novas narrativas. O filme ressalta ainda outros aspectos históricos da sociedade colonial, como o intenso contrabando, os conflitos internos e a exploração de pedras preciosas na América Colonial. Destaque para a participação do ator brasileiro Matheus Nachtergaele, um dos soldados que acompanha Zama na região dos pampas com a missão de caçar um bandido perigoso, e da atriz Mariana Nunes interpretando uma ex-escrava que busca o casamento.


A excelência do trabalho sonoro de Martel é um fator que deve ser levado em conta pelo espectador. A cineasta constrói sentidos com a manipulação da banda sonora, dentro e fora de campo, revelando a atenção dos personagens e certa confusão mental. Essa imersão de sons faz de "Zama" um filme que deve ser apreciado com muita atenção, através de todos os sentidos.

O filme está na programação do Festival do Rio 2017.

Elisabete Estumano Freire.


Título: ZAMA 
duração: 115’
gênero: Drama
ano: 2017

f
Similar Videos

0 comentários: