A maldição da casa Winchester


Baseado em fatos reais, com direção e roteiro dos irmãos Spierig ("Jogos Mortais: Jigsaw" e "O Predestinado"), em parceria com Tom Vaughan, "A maldição da Casa Winchester" apresenta a história da mansão mais assombrada do mundo. O filme é estrelado pela vencedora do Oscar, Helen Mirren ("A rainha"), interpretando a excêntrica e misteriosa Sra. Sarah, viúva e herdeira dos Winchester, a família proprietária da tradicional fábrica de rifles de repetição, conhecida como "a arma que conquistou o Oeste Norte-Americano".


O comportamento reservado e estranho de Sarah e a construção incessante da mansão, 24 horas por dia, durante décadas, fez com que os demais sócios da companhia questionassem a sanidade da viúva de William Wirt Winchester, que detinha 50% das ações da empresa. Para atestar que ela não tinha ficado louca, os acionistas convocaram um médico psiquiatra, Dr. Eric Price (Jason Clarke), sob aprovação da própria Sarah, para avaliar seu estado mental.

De início, percebemos que a escolha do Dr. Price não foi à toa. O personagem, ainda que desconheça, possui uma forte ligação com a mansão Winchester, advinda de seu misterioso passado. Sarah que investigou a vida do psiquiatra, busca no médico um aliado para comprovar que suas crenças têm fundamento e uma ajuda para manter sob controle a fúria dos espíritos vingativos. 


O personagem Dr. Eric Price é um homem prático, pautado pela crença no que ele pode vislumbrar com seus próprios olhos, tentando afastar o medo, que para ele é apenas uma construção mental sugestionada. Cético, ele começa a mudar suas crenças ao testemunhar estranhos eventos na casa, assim como os suspeitos comportamentos de Sarah e sua família.

Também vivem na casa Marion Marriot  (Sarah Snook), a sobrinha da viúva Winchester, e seu filho Henry (Finn Scicluna-O'Prey), além do fiel mordomo John Hamsey (Angus Sampson). Marion, que não acredita na perseguição dos espíritos, sofre com os estranhos comportamentos do pequeno Henry, que se torna alvo fácil dos espíritos obsessores e vingativos. 

Segundo a lenda, Sarah  que perdeu o marido de tuberculose e a filha pequena de uma rara doença, acreditava que a família tinha sido amaldiçoada por lucrar com a morte de inocentes, alvejados pelos rifles winchester. Sofrendo de depressão e procurando a ajuda de espiritualistas, ela foi aconselhada a construir uma casa para abrigar as almas dos mortos. Em 1884, Sarah mudou-se de Connecticut para a Califórnia, atual San José, comprando uma casa de oito cômodos, que reformou sem parar até sua morte. A mansão tinha sete andares e centenas de quartos, muitos projetados de forma estranha, com portas que levavam a lugar nenhum.


O filme é bem desenvolvido, mas não foge dos clichês, característicos do gênero. Entretanto, os roteiristas souberam explorar muito bem o imaginário sobre a tênue linha que nos separa do sobrenatural. "A maldição da Casa Winchester" é um thriller de suspense e terror, que também mostra como a mente humana é capaz de criar para si verdadeiras prisões, monumentos de dor e sofrimento.


Elisabete Estumano Freire.



Estreia: 01 de Março.
Similar Videos

0 comentários: