Três anúncios para um crime


Escrito e dirigido por Martin McDonagh, "Três anúncios para um crime", estrelado por Frances McDormand, narra a história de Mildred Hayes, uma mãe que, sem ver nenhum avanço nas investigações sobre o assassinato brutal de sua filha Angela, decide alugar três outdoors numa estrada pouco movimentada de Ebbing, no Missouri, para cobrar a ineficácia da polícia em encontrar o criminoso. 

A atitude da personagem, direcionada ao delegado Bill Willoughby (Woody Harrelson), que está responsável pela investigação, repercute na cidade. Entretanto, a maioria fica contra Mildred (Frances McDormand), já que o policial é respeitado por todos  e está gravemente doente. Como ela se recusa a retirar os anúncios, começa a ser alvo de ameaças e agressões, que também recaem sobre pessoas que a ajudaram, também marginalizadas por essa mesma sociedade.


A partir daí, o enredo se desenvolve mostrando a luta de uma mulher contra a hipocrisia e a violência de uma sociedade racista, machista e homofóbica, regida pelas instituições locais, principalmente a polícia, a igreja e a imprensa. Numa cidade pautada pelo preconceito e pela arbitrariedade, Mildred exige uma justiça que lhe é negada. Entretanto, mesmo sendo odiada, ela encontrará aliados onde menos espera.


Uma das coisas boas do roteiro é que o filme não idealiza seus personagens centrais, mas expõe suas falhas de caráter, culpas e arrependimentos. Nem Mildred é a imagem da mãe zelosa e carinhosa,  da cidadã isenta de preconceitos, nem Willoughby é o policial arrojado e comprometido com seu dever profissional de continuar a investigar o crime. Enquanto ele tenta dissuadi-la a retirar os anúncios, Mildred percebe que ela terá que continuar lutando sozinha. 

Além dos personagens centrais, uma atuação de destaque é a do ator Sam Rockwell interpretando o policial Dixon. O personagem camaleônico é uma espécie de mistura entre bobo da corte e vilão, trazendo um certo alívio cômico à narrativa. Controlado pela mãe, ele é racista, homofóbico e violento, sendo um dos principais oponentes de Mildred. Entretanto, a versatilidade do ator faz com que o espectador crie certa simpatia pelo personagem, ainda que em vários momentos ele seja odioso.

A revolta de Mildred se transforma em vingança, mas ainda que ela tente ser prática em suas atitudes, não perde sua humanidade, demonstrada em vários momentos de ternura e compaixão. Frances McDormand dá um show de interpretação, mostrando as diversas camadas da psicologia da personagem. Com um simples olhar e expressão facial, a atriz nos apresenta um turbilhão de emoções, do ódio ao amor, revelando as diferentes nuances da transformação interna pela qual passa a personagem.  Pela excelente atuação, a atriz ganhou o Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato dos Atores, entre outras indicações, e é forte candidata ao Oscar 2018. 

O roteiro de Martin McDonagh enfatiza a evolução que os personagens vão sofrendo ao longo da história. Não há pretensão de fechar ciclos, mas de mantê-los abertos, em constante progressão. Assim como a vida, os personagens vão sendo transformados pelos acontecimentos e nos surpreendendo a cada cena. Um dos melhores filmes do ano, "Três anúncios para um crime" foi o grande vencedor do Globo de Ouro nas categorias melhor filme drama, roteiro original, melhor atriz (Frances McDormand) e ator coadjuvante (Sam Rockwell). O longa é um dos favoritos ao Oscar 2018, concorrendo  com sete indicações: melhor filme, atriz (Frances McDormand), ator coadjuvante (Woody Harrelson, Sam Rockwell), roteiro original, montagem e trilha sonora original. 

Elisabete Estumano Freire. 

DIREÇÃO Martin McDonagh
DURAÇÃO 115 minutos

ESTREIA 8 de fevereiro de 2018
Similar Videos

0 comentários: