"A Noite do Jogo" é uma divertida comédia de ação e suspense, estrelada por Rachel McAdams e Jason Bateman. O filme, com roteiro de Mark Perez ("Aprovados") e direção da dupla de cineastas John Francis Daley e Jonathan Goldstein ("Quero Matar meu chefe", "Homem Aranha: de volta ao lar" e "Férias Frustradas"), narra a história de Max e Annie, um casal bastante competitivo, que termina se envolvendo numa jogada de vida ou morte.
Apaixonados por jogos de adivinhação e quebra-cabeças, Max (Jason Bateman) e Annie (Rachel McAdams) gostam de convidar os amigos para jogar em sua casa, nos finais de semana. Contudo, eles vivem fugindo da companhia do sinistro e inconveniente vizinho policial Gary (Jesse Plemons), que tenta a todo custo voltar a participar das reuniões, principalmente depois que se separou da ex-mulher.
Sob a marcação cerrada de Gary, Max e Annie decidem realizar mais uma noite de jogos na surdina. Eles também aguardam a chegada de Brooks (Kyle Chandler), o irmão mais novo, bonito e bem sucedido de Max. Igualmente competitivo, Brooks não perde a oportunidade de constranger o irmão diante dos amigos. Ao final da noite, ele convida todos para mais uma partida, desta vez em sua mansão, prometendo proporcionar uma noite memorável.
É a partir daí que o filme realmente começa. Brooks contrata uma agência especializada e anuncia uma partida que envolve o sequestro de um dos participantes. As regras, entretanto, são de alto risco, podendo custar a morte de alguém. Todavia, apesar do jogo ser uma farsa, o prêmio para o vencedor é generoso, e todos aceitam a proposta. Só que nem tudo parece acontecer como o esperado, e Brooks termina sendo vítima de um sequestro de verdade, quando todos imaginam que tudo não passa de uma simples encenação.
A construção da narrativa é muito bem pensada, feita em camadas, jogando não somente com os personagens, mas com o espectador. Nada nunca é o que parece, à primeira vista. E nem quando termina o jogo e começa a realidade dentro da diegese fílmica.
Apesar do clima de mistério estar sobre o foco central, o sequestro de Brooks, o filme explora diversas narrativas. O filme vai revelando a psicologia e a história dos personagens, trabalhando com muito bom humor a caracterização de diferentes tipos humanos.
Sem abdicar de algumas situações clichês, os diretores conseguem construir comicidade e suspense que divertem o espectador. É claro que a presença de McAdams e Bateman ajudam e muito. Ambos os atores são carismáticos, possuem química e parecem bem à vontade na interpretação de seus personagens. Uma dobradinha que funcionou e que deve gerar uma continuação nas telonas.
A narrativa passa ainda por uma leitura das paixões humanas. Numa sociedade que incentiva a competição, todos disputam não somente dentro do jogo, mas entre si, revelando segredos e sentimentos. O filme mostra ainda a complexidade das relações interpessoais, que perpassam por avaliações erradas, disputas familiares, intrigas, baixa estima, questões de gênero e poder, até situações de discriminação e bullying.
"A Noite do Jogo" é um filme em movimento, onde a adrenalina toma conta dos personagens. A montagem é ágil, sem perder o ritmo, e cronológica, ainda que por alguns momentos utilize o recurso de flashbacks. Uma comédia inteligente, que trabalha com a nossa percepção do real, confrontando essência e aparência. O filme nos faz refletir ainda como podemos ser inteligentes, mas ao mesmo tempo ingênuos, quando tentamos acreditar na ilusão, apesar da verdade estar bem na nossa frente.
Estreia: 10 de maio
Duração: 1h40min.
0 comentários: