Capitã Marvel


Com direção de Anna Boden e Ryan Fleck, que também assinam o roteiro em parceria com Geneva Robertson-Deworet, o filme "Capitã Marvel" traz a personagem dos HQ's para o universo cinematográfico da Marvel (MCU). O longa é baseado na série dos quadrinhos da super-heroína, publicado pela primeira vez em 1967.

Com uma montagem construída em flashbacks, a narrativa apresenta a história de Vers/Carol Danvers (Brie Larson) como uma jovem aspirante ao time StarForce, um exército de elite dos Kree, uma civilização com alta tecnologia. Ela está sob treinamento constante de Yon-Rogg (Jude Law) e é escalada para participar de sua primeira missão: resgatar um espião em território dos inimigos Skrulls. 

Desde o início da trama,  a narrativa apresenta a protagonista como alguém sem memória. É uma pessoa atormentada por sonhos estranhos, imagens de um passado esquecido. Inteligente e bastante questionadora, ela necessita desvendar o que está oculto em sua mente. Com um grande senso de dever, Vers sabe enfrentar desafios e não se deixa abater facilmente. 


Em seu primeiro encontro com a Inteligência Suprema (Annette Bening), líder da Civilização Kree, ela busca informações que lhe são negadas. O discurso central é o compromisso de servir com honra e patriotismo, fazendo valer o poder concedido e que a qualquer tempo pode ser retirado.

Durante a missão, a jovem é capturada pelo inimigo, que tenta extrair de sua mente informações secretas, trazendo à tona mais flashes de memória. Ela consegue fugir, mas termina indo parar no planeta C-53, ou seja, a terra. É a partir daqui que o filme realmente começa.

Caçada pelos Skrulls, procurada pelos Krees, Vers aterrisa num bairro de Los Angeles da maneira mais inusitada possível, chamando a atenção dos investigadores da S.H.I.E.L.D., uma organização de espionagem secreta de âmbito internacional. Ao mesmo tempo em que ela precisa impedir a invasão dos Skrulls na Terra e voltar para a StarForce, também quer descobrir o significado das imagens que começam a retornar com mais intensidade em sua mente.

Ambientado no início da década de 1990, o filme se situa num período anterior ao surgimento dos Vingadores. Uma era pré-digital, em que a nossa tecnologia de comunicação ainda se baseava em recursos de sinal analógico. Época em que as internet cafés, com linha discada, eram bastante populares; celulares eram apenas aparelhos telefônicos; e o uso de pagers estava em alta.

O longa também resgata a nostalgia das videolocadoras, consideradas como um espaço de escapismo de crianças, jovens e adultos, sem falar nos jogos de fliperama que faziam muito sucesso entre a garotada. A trilha sonora e o figurino também são outro detalhe importante: Vers usa um figurino no estilo Grunge, e suas ações são embaladas ao som de bandas de pop, rock e rap como Nirvana, Nine Inch Nails, Elastica, Salt 'N' Pepa e No Doubt, entre outros.  

A atmosfera da década de 1980 também está presente em Capitã Marvel. Há várias referências visuais e cinematográficas no longa. Talvez a mais evidente seja a imagem da personagem como piloto de caça aéreo. Carol Danvers é audaz e nada convencional, assim como o personagem Maverick do filme "Top Gun - Ases indomáveis" (1986), interpretado por Tom Cruise. Como se não bastasse ainda tem a companhia do gatinho Goose, que possui um papel de destaque

Com a ajuda do agente da S.H.I.E.L.D., Nicky Fury (Samuel L. Jackson), e da piloto de avião de caça, Maria Rambeau (Lashana Lynch), Vers finalmente tem acesso a informações secretas. Não somente descobre seu passado, como Carol Danvers, mas seu envolvimento num projeto de segurança militar da força aérea norte-americana. Tudo isto, além das implicações com a guerra entre Krees e Skrulls, provoca uma reviravolta na trama.

A adaptação cinematográfica faz algumas modificações relacionadas ao conflito entre os inimigos alienígenas. A inteligência Suprema da Civilização Kree é representada na figura da cientista Dr. Wendy Lawson (Annete Bening). Talos (Ben Mendelsohn), o líder dos Skrulls, será um dos responsáveis pela mudança de Vers. O filme também traz a personagem Monica Rambeau (Akira Akbar), aos onze anos, no elenco de super-heróis da cinematografia da Marvel. 

Muitos fãs e críticos foram bastante duros em suas opiniões referentes a Capitã Marvel. Tudo por conta da representatividade de uma personagem feminina de grande poder no MCU e dos aspectos técnicos da obra.

O fato da personagem ter poderes extraordinários, talvez superiores aos dos principais Vingadores, como Thor, Homem de Ferro e Hulk, causou um desconforto em alguns fãs masculinos. Por outro lado, as declarações de Brie Larson sobre a cultura machista da imprensa especializada esquentou os ânimos dos mais radicais, que tentaram boicotar o filme. Entretanto, tal posicionamento, talvez oriundo de uma dificuldade em se desvencilhar do conservadorismo que objetifica a figura feminina, não conseguiu impedir o estrondoso sucesso que o longa vem obtendo nas bilheterias mundiais.   

O filme inaugura a primeira franquia de uma super heroína da Marvel, incorporada ao front principal do MCU. Sinaliza uma mudança de valores na cinematografia de super heróis, que reconhece a mulher como sujeito da história e não simples coadjuvante. A força de Capitã Marvel vem não somente de um fato extraordinário, mas de sua condição feminina. Carol Danvers é um ser humano, ao mesmo tempo, vulnerável e forte.

Quanto aos aspectos técnicos, é certo que o longa apresenta alguns problemas, havendo uma discrepância entre os primeiros trinta minutos com o restante da obra. O filme começa com muitas cenas de ação, como a luta marcial e a perseguição de carros e no trem, para posteriormente encontrar seu ritmo. Por outro lado, os efeitos digitais da personagem como Capitã Marvel também ficaram um pouco a desejar, mas nada que comprometesse muito a obra. 

Um dos pontos altos do filme é o carisma de Brie Larson e a dobradinha com Samuel L. Jackson, que funcionou bem na telona. O desenvolvimento da personagem dentro da narrativa atendeu ao esperado, tendo em vista que a história de Carol Danvers é preparatória para a inserção da super-heroína na saga dos Vingadores


A ex-piloto da força aérea norte-americana surge como peça-chave para reforçar o time de super-heróis que sobreviveu ao ataque de Thanos em Guerra Infinita. Carol Danvers vem somar forças, ajudando os Vingadores na contra-ofensiva para enfrentar o super vilão em Vingadores:Ultimato. 

É importante também citar a bela homenagem feita a Stan Lee (1922-2018), ex-presidente emérito da Marvel, na abertura do filme. O sincero agradecimento dos produtores do longa, sem dúvida, emociona a legião de fãs do criador de vários personagens da Marvel Comics.

Elisabete de J. Estumano Freire.




________
Capitã Marvel (2019)
Duração:  2h 04min
Direção: Anna Boden, Ryan Fleck 
Elenco: Brie Larson, Samuel L. Jackson, Jude Law, Annette Bening
Gêneros : Ação, Fantasia, Ficção Científica

Nacionalidade: EUA.


Similar Videos

0 comentários: