Dumbo (2019)

Dumbo, dirigido por Tim Burton, traz a clássica história do doce filhote de elefante, com orelhas gigantes, que consegue voar. A nova adaptação cinematográfica é comemorativa do aniversário de 78 anos da animação original da Disney.

Na versão live-action, o elefantinho nasce no circo de Max Medici (Danny DeVito) e é logo rejeitado, sendo encarado como uma aberração da natureza. O filhote é separado da mamãe Dumbo e fica sob os cuidados das crianças Milly (Nico Parker) e Joe (Finley Hobbins), filhos do cowboy Holt Farrier (Colin Farrell), que retorna do front de batalha da Primeira Guerra Mundial. 

Milly e Joe se apegam ao filhotinho e acidentalmente descobrem que Dumbo pode voar. A informação não é levada à sério pelo pai das crianças. Entretanto, durante uma apresentação do circo, num momento de perigo, Dumbo termina revelando suas habilidades com a ajuda de Milly, uma menina que sonha em ser cientista. 

O fato inusitado repercute na cidade e acaba chamando a atenção do empresário do entretenimento, V.A. Vandevere (Michael Keaton), proprietário da Dreamland, "a terra dos sonhos," um luxuoso parque de diversões. Após propor sociedade nos negócios do circo, Vandevere convence Max Medici a levar toda a sua trupe e Dumbo para Dreamland. 

O local, cheio de atrações e belezas, também esconde um lado obscuro. Dumbo se torna a grande atração do parque e é escalado para contracenar com Colette Marchant (Eva Green), acrobata e a estrela da Dreamland. Na estreia de Dumbo e Colette, uma mudança de planos de Vandevere e a revelação de um mistério muda o rumo dos acontecimentos.

Tim Burton reconfigurou a história original, construindo uma narrativa não apenas do ponto de vista de Dumbo, mas a partir de personagens humanos. Há drama, vilania, ganância, amor e solidariedade. A jornada do filhotinho de elefante, obrigado a se separar de sua mãe, tem relação direta com os interesses do capital, representados pela figura de V.A. Vandevere (Michael Keaton). 

O filme está ambientado numa época de transição, que começa no final do século XIX e início do século XX. O surto de gripe espanhola que matou milhares no mundo todo e a dura realidade dos campos de batalha, na Primeira Guerra Mundial, deixaram marcas e sinalizavam o fim de uma era. O circo de Max Medici representa o romantismo dos circos mambembes e a Dreamland, a introdução de uma visão capitalista da indústria do entretenimento. 


Tim Burton transpôs essa nostalgia para a telona, criando uma atmosfera visual de magia e rara beleza. As cores, a luminosidade, o figurino, a direção de arte, tudo é grandioso em Dumbo. O cenário e os elementos que compõem a cenografia são surpreendentes. O cineasta construiu uma grande estrutura no set de filmagem para representar Dreamland, com artistas circenses reais. 
Burton optou por não explorar muito os dramas dos personagens humanos, como a do desertor Holt Farrier (Colin Farrell), mas se concentrou na história de Dumbo. O longa apresenta um bom ritmo e a montagem sonora reforça a magia do elefante que voa, trazendo emoção aos grandes momentos do filme.
O live-action de Burton não é somente a história de superação de um filhote que sofreu rejeição e bullying por ser diferente dos demais. É um filme que chama a atenção para questão dos maus tratos e abusos de animais em espetáculos circenses. Também reforça o discurso ambientalista de preservação das florestas e reservas ambientais, e de que os animais devem ser mantidos fora do cativeiro, vivendo livres em seu habitat natural. 

Elisabete Estumano Freire.







Similar Videos

0 comentários: