'Gemini- O planeta sombrio"

 



"Gemini- O planeta sombrio" é um longa de ficção científica e suspense, dirigido pelo diretor russo Seric Beyseu, com roteiro de Natalya Lebedeva e Dimitriy Zhigalov. O filme narra a história de uma missão espacial que tem por objetivo terraformar um planeta distante, sendo a última alternativa para salvar a humanidade de uma catástrofe ambiental global provocada por um vírus letal e desconhecido. 

De acordo com o roteiro, a missão era possível devido as descobertas referentes a uma esfera e um motor alienígenas, encontrados no subsolo terrestre. Esses artefatos, datados de bilhões de anos, seriam os responsáveis pelas condições climáticas que deram origem à vida. Os cientistas tinham a missão de transportar esses objetos para a formação da Terra 2.0 no chamado Sistema TESS. 


Uma equipe tripulada sob o comando do Dr. Steve Ross (
Egor Koreshkov) seria responsável por enviar os artefatos ao planeta escolhido e fazê-los funcionar. Contudo, durante a viagem, algo dá errado e compromete o sucesso da missão. É quando os tripulantes descobrem a presença de uma criatura alienígena a bordo da aeronave espacial. 

A narrativa é centrada na obsessão do Dr. Steve Ross em completar a missão a qualquer custo e na relação dele com a cientista Dra. Amy (Alyona Konstantinova). O filme abusa dos clichês, fazendo várias referências a produções do gênero, como a franquia "Alien" e "O predador". Algumas cenas são emblemáticas nesse quesito. Também há um certo esforço dos roteiristas em problematizar as relações espaço-tempo e as motivações éticas dos personagens, envolvendo o discurso cientificista, a moral e as questões pessoais, mas os conflitos e os diálogos são trabalhados na superficialidade. O suspense provocado pelo ataque do invasor alienígena é prejudicado pela falta de fluidez na edição, as interpretações não convencem e o espectador fica refém dos flashbacks para tentar entender a narrativa.

Fazer referências a clássicos hollywoodianos do gênero de ficção-científica e suspense não é o problema central de "Gemini: O Planeta Sombrio", mas sim o modo como foi feito. Apesar de um bom argumento, o filme apresenta vários problemas no desenvolvimento da narrativa e dos personagens, perdendo em originalidade. Com
 uma boa fotografia e efeitos especiais razoáveis, o filme possui até alguns momentos interessantes, porém não surpreende. 

Elisabete Estumano Freire. 


Gemini- O Planeta Sombrio 
Ano de produção: 2022
Duração: 1h38m.
Direção: Seric Beyseu
Coprodução: Rússia-Chipre
Lançamento no Brasil: 02/02/2023




Similar Videos

0 comentários: