CONVERGENTE (2016)


No penúltimo filme da franquia “Divergente”, baseado no livro de Veronica Roth e dirigido por Robert Schwantke, Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James) e seus companheiros finalmente conseguem ultrapassar o grande muro que separa Chicago do mundo exterior. Antes isolados por uma barreira holográfica, que simulava um deserto tóxico na região fronteiriça, eles descobrem que do outro lado da cidade, eles fazem parte de um verdadeiro “Reality Show”, sendo recebidos como celebridades pelos olhares curiosos dos habitantes do local. Nada que seja muito estranho para nós, mortais do mundo real.

Do lado de lá, no antigo aeroporto de Chicago, existe uma sociedade mais evoluída tecnologicamente, que monitora e controla as facções, liderada por David (Jeff Daniels), líder do Departamento de Auxílio Genético. O personagem, uma espécie de Presidente Snow de “Jogos Vorazes”, revela a Tris a origem dos divergentes e pede sua ajuda para poder continuar as pesquisas, em prol da ”paz” para a humanidade.

O longa, mais uma vez, questiona os discursos embasados na busca pela pureza da raça humana, que tem como único objetivo promover a discriminação e a intolerância entre os indivíduos, separando-os em facções e castas. O surgimento de teorias racistas para manipular indivíduos e corroborar o abuso de poder dos líderes governistas é a tônica do filme. A personagem Tris é a porta-voz do politicamente correto, ainda que incorra em certa ingenuidade no transcorrer da trama.

Com bons efeitos visuais, “Convergente” perde em ações mais contundentes no enredo, apesar de tentar manter a narrativa dos longas anteriores da franquia. O talento das atrizes Naomi Watts (Evelyn) e Octavia Spencer (Johanna), as líderes dos “sem-facção” e da facção “amizade”, é visivelmente desperdiçado neste episódio centrado na relação dos personagens Tris (Shailene Woodley) e  David (Jeff Daniels).

Para os amantes da série, o filme deixa ganchos para o “gran-finale”, mas não emociona. Entretanto, como diversão, vale a pena conferir.

AVALIAÇÃO: REGULAR

Elisabete Estumano Freire.(25/03/2016)



    _________________________________________________
      CONVERGENTE (2016)
      TÍTULO ORIGINAL: ALLEGIANT
      DURAÇÃO: 2H (AÇÃO, AVENTURA, MISTÉRIO)

      DIREÇÃO: ROBERT SCHWENTKE
      ROTEIRO: NOAH OPPENHEIM, ADAM COOPER, BILL COLAGE, 
      VERÔNICA ROTH (BASEADO NO LIVRO DE)

      ESTRELANDO: SHAILENE WOODLEY, THEO JAMES, JEFF DANIELS

    MAIS INFORMAÇÕES: IMDB: CONVERGENTE (2016)
Similar Videos

0 comentários: