Sob Pressão (2016)


O filme “Sob Pressão”, novo trabalho de Andrucha Waddington, narra a história do médico Evandro (Júlio Andrade), chefe do centro cirúrgico de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro, em meio a guerra do tráfico no morro.

O longa apresenta a crise da saúde e da segurança pública no país. A narrativa gira em torno do conflito entre o médico e o capitão Botelho (Thelmo Fernandes), que com duas vítimas no camburão, um policial e um traficante do morro gravemente atingido, exige que o Dr. Evandro atenda primeiro o policial e deixe morrer o outro.

Retrato de uma realidade brasileira, num momento político do país em que o governo federal anuncia mais cortes nas verbas para saúde e educação, o filme mais parece ter saído de um noticiário local. O longa denuncia a situação precária dos hospitais públicos e da falta de segurança, particularmente no Rio de Janeiro, em que muitos hospitais são invadidos por traficantes em guerra no morro. Andréa Beltrão interpreta Ana Lúcia, a administradora do hospital que, diante das condições do centro cirúrgico, tenta convencer os médicos de que a saída é a interdição da unidade.

O roteiro é baseado no livro “Sob pressão - A rotina de um médico brasileiro", de Marcio Maranhão, em depoimento à Karla Monteiro. Com premissa de Mini Kerti e argumento de Claudio Torres, Luiz Noronha e Renato Fagundes, o projeto surgiu como uma ideia de seriado, mas ganhou corpo de longa metragem nas mãos de Andrucha Waddington. No filme há cenas particularmente interessantes, para não dizer tristes, que traduzem bem a situação caótica da saúde pública no país como equipamentos do centro cirúrgico retirados da sucata do hospital e um respirador que só funciona à base de pancadas. O problema da falta de sangue humano nos bancos de sangue dos hospitais também é apresentadaMais que uma denúncia social, "Sob pressão" é a história de personagens que amam a medicina e lutam diariamente para salvar vidas.

Com um ritmo intenso, o filme impressiona não apenas pela construção da narrativa, mas pelas ótimas atuações. No elenco, temos aindaMarjorie Estiano, Ícaro Silva e Stepan Nercessian. 

O filme estreia dia 17 de novembro nos cinemas.

Elisabete Estumano Freire.




---------------------------------------------------------------------------------------

Sob pressão (2016)
Duração: 1h30m (drama)
Direção: Andrucha Waddington
Roteiro: Leandro Assis, Renato Fagundes
Elenco: Júlio Andrade, Andrea Beltrão, Marjorie Estiano, Stephan Necerssian

Mais informações: IMDB - SOB PRESSÃO (2016)

Similar Videos

0 comentários: