Vermelho Russo


O longa, dirigido por Charly Braun, e estrelado por Martha Nowill, Maria Manoella e Michael Melamed, é um misto de ficção e documentário, narrando a história de duas amigas, que em viagem para estudar teatro no exterior, terminam revelando seus conflitos e paixões. Rodado inteiramente na Rússia, o longa é inspirado no diário da atriz e escritora Martha Nowil, publicado na revista Piauí, em março de 2009. 


Baseado numa experiência real, o filme mistura ficção e realidade, em que as atrizes/personagens são chamadas pelos seus verdadeiros nomes. Tal artifício não deixa de ser um jogo de cena, levando o espectador a questionar a linha limítrofe da encenação e do simulacro. Enquanto no palco, o professor ensina o método de Stanislavski, em que o ator precisa desenvolver o personagem utilizando-se de suas experiências pessoais, trabalhando a memória emotiva. Na tela as duas atrizes apresentam a dualidade da interpretação, entre o real e o ficcional, construído dentro e fora do espaço cênico. 


Envolvidas num triângulo amoroso, as personagens terminam revelando sentimentos ocultos, colocando em xeque uma antiga relação de amizade. O filme explora o sentimento de dependência e desgaste das personagens, que juntas enfrentam a sensação de desterro e estranhamento diante de uma cultura diferente, evidenciada pela barreira da língua e pelo clima rigoroso do inverno russo. Também aborda a construção de estereótipos e personagens da vida real, num jogo de sedução e poder. 

Parece proposital da direção não deixar muito claro os dispositivos utilizados para que o público possa identificar neste jogo o que é real e ficcional na trama, criando um certo incômodo ao espectador. Afinal, estamos diante de uma representação, de uma reconstrução do real ou de pura ficção? o filme tem bons momentos de humor, com uma narrativa leve, até desembocar no drama vivido pelas duas personagens.

“Vermelho Russo” venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival do Rio 2016 e participou da Mostra Internacional de São Paulo. Em cartaz desde o dia 27 de abril.

Elisabete Estumano Freire.



__________________________________

VERMELHO RUSSO (2016)
Duração:1h30min
Direção: Charly Braun
Roteiro: Charly Braun e Martha Nowill
Estrelando: Martha Nowill, Maria Manoella, Michel Melamed, Fernando Alves Pinto, Elena Babenco, Soraia Chaves, Esteban Feuni di Colombi.

Mais informações: IMDB - VERMELHO RUSSO (2016)



Similar Videos

0 comentários: