Fragmentado (2017)


O trailler de suspense de M. N. Shyamalan conta a história de Kevin (James Mcavoy), um paciente com transtorno dissociativo de identidade (TDI), na sua forma mais agressiva. Dennis, uma das múltiplas identidades que coexistem no corpo de Kevin, responsável pelo seqüestro de três jovens, Claire (Haley Lu Richardson), Marcia (Jessica Sula) e Casey (Anya Taylor-Joy), tentará esconder de sua terapeuta, a Dra. Karen Fletcher (Betty Buckley), os crimes que vem praticando.

O cineasta indiano constrói uma narrativa inspirada na psicopatologia humana, que apesar de exagerada (cita 24 personalidades em um único indivíduo), concentra-se em 07 identidades principais, dentre as quais Dennis, Patrícia e Hedwig. Essas três identidades, também conhecidas como integrantes da horda, acreditam na existência da besta, a fera escondida no corpo de Kevin. Através de uma narrativa paralela, em flashback, o diretor também apresenta a história de Casey (Anya Taylor-Joy), a garota-problema da escola, que tentará decifrar o estranho comportamento de seu sequestrador.

Admirador de Hitchcock, Shyamalan faz inúmeras referências ao mestre do suspense. Desde a abertura do filme, e em diversas cenas, nos trazendo à memória sequências de clássicos do cineasta britânico como Psicose (1960) e Vertigo (1958). O diretor indiano, também responsável pelo roteiro, tenta problematizar em seus personagens os traumas advindos do abuso sexual, violência física e psíquica, repressão à pulsão sexual, à fantasia e ao desejo. As relações de poder entre os personagens são construídas minuciosamente na mise-em-scène, a cada tomada. É interessante observar como Shyamalan trabalha a composição e enquadramento das cenas, assim como os planos de pontos de vista que se alternam, revelando características psicológicas e sentimentos de dominação, dependência, fragilidade e isolamento dos personagens.


Fragmentado (2017) foi anunciado como o segundo filme de uma trilogia, composta por Corpo Fechado (2000) e Glass, que deverá estrear nos cinemas em 2018.








Elisabete Estumano Freire.


Similar Videos

0 comentários: