Lady Mcbeth (2016)


Dirigido por William Oldroyd e estrelado por Florence Pugh, o filme é uma livre adaptação do romance Lady MacBeth of Mtsensk District, de Nikolai Leskov, sobre a trágica e violenta história da bela Katerina, uma jovem presa a um casamento de conveniência, que desafia os rígidos padrões da sociedade russa do século XIX. Para conseguir o que quer, ela ultrapassará todos os limites. 

Produzido pela BBC films, com roteiro de Alice Birch (Prêmio George Devine de dramaturgo mais promissor de 2014), o longa é ambientado na Inglaterra rural de 1865, marcadamente patriarcal e racista. Katherine (Florence Pugh) é objeto de uma negociação matrimonial com o sr. Boris Macbeth (Christopher Fairbank). Rejeitada pelo marido, invejada por sua serva e dama de companhia, ela se envolverá num caso extraconjugal com Sebastián (Cosmo Jarvis), trabalhador da propriedade do marido, desencadeando uma rede de intrigas e assassinatos. 

Inspirado na obra shakesperiana, a Lady Macbeth de Leskov é tão perigosa quanto a esposa do general da Escócia que instiga o marido a assassinar o rei Duncan, para assumir o trono. Entretanto, o autor russo, contemporâneo de Tostói e Dostoievski, criou uma heroína ambiciosa e fria que, ao mesmo tempo, tornou-se símbolo da independência feminina por desafiar a opressão do domínio patriarcal. Essa roupagem libertária da personagem de Leskovainda que sem eximi-la de sua culpa e de seus crimes, inspirou ainda a ópera Lady Macbeth, de Dmitri Shostakóvithc (1934); os romances noir de Raymondo Chandler; e o filme Lady Macbeth siberiana, do cineasta Andrzej Wadja. 

É mais um filme sobre a psicopatia, a pulsão pelo desejo e o ódio. O diretor constrói uma aura sombria, que vai envolvendo todos os personagens, numa violência crescente de assédio moral e físico. Com cenas fortes, e a interpretação convincente de Florence Pugh, o longa pode incomodar os espectadores mais sensíveis. 

O elenco conta ainda com a presença de Paul Hilton (O morro dos ventos uivantes) e da estreante Naomi Ackie. 

Estreia nos cinemas:17 de agosto de 2017.

Elisabete Estumano Freire



Título: Lady Macbeth (2016)
Origem: Reino Unido. Duração: 99 min.
Direção: William Oldroyd.
Elenco: Florence Pugh, Christopher Fairbank, Cosmo Jarvis
Gênero: Época/ Drama
Classificação: 16 anos.
Similar Videos

0 comentários: