A grande jogada

Baseado em fatos reais, "A grande Jogada" narra a história de Molly Bloom, uma ex-esquiadora olímpica que ficou conhecida como a "Princesa do Pôquer". Com direção de Aaron Sorkin, o filme é estrelado por Jessica Chastain e Idris Elba, com a participação de Kevin Costner e Michael Cera. 


Com narrativa em primeira pessoa, acompanhamos a história de Molly. Desde menina a rígida criação de seu pai (Kevin Costner) fez com que ela sempre buscasse a superação. Após sofrer um grave acidente que a afastou do esporte, a jovem estudante de direito termina se envolvendo num restrito clube de pôquer frequentado por celebridades. Com o tempo, o dinheiro fácil e as vantagens da atividade fazem com que ela perceba que precisa ter o seu próprio negócio. Entretanto, nem tudo sai como era esperado. Investigada pelo FBI e acusada de envolvimento com a máfia russa, Molly precisa dar a volta por cima.


Sem dinheiro e sob ameaça de prisão, a ex-atleta escreve um livro contando sua história, mas sem revelar nomes dos principais envolvidos em sua trajetória: grandes empresários, políticos e celebridades do cinema. Ela narra como aprendeu a enfrentar os desafios num mundo competitivo, sempre se superando, seja no esporte ou no negócio do pôquer.


O filme mostra uma mulher linda e inteligente tentando sobreviver num mundo dominado pelo machismo, pela hipocrisia e violência. Desacreditada e pressionada pela polícia, Molly sabe que se revelar todos os seus segredos vai arruinar com vidas, carreiras e famílias. Ela não quer quebrar a promessa que fez aos seus clientes. Entretanto, somente uma pessoa poderá ajudá-la, na mais improvável das circunstâncias. 


"A grande jogada" tem um ritmo acelerado, mas em alguns momentos é quase didático. O diretor utiliza o recurso da narrativa em off para que o espectador possa entender a perspectiva da personagem, sua moral e seus dramas pessoais. É um filme que faz refletir sobre o significado do sucesso e os valores do indivíduo. Num momento em que tudo pode estar perdido, só resta ao sujeito a defesa da dignidade e da sua honra.




Elisabete Estumano Freire
Similar Videos

0 comentários: