Ella & John


Dirigido pelo cineasta italiano Paolo Virzi ("Capital Human", "La Prima Cosa Bella") e estrelado por Donald Sutherland e Helen Mirren, "Ella e John" é um poético road movie sobre a fragilidade da vida, a (des)construção das ilusões e o amor na terceira idade. Baseado no romance homônimo The Leisure Seeker, de Michael Zadoorian, e adaptado pelos roteiristas Stephen Amidon, Francesco Piccolo e Francesca Archbugi, o filme narra a história de Ella e John Spencer, um casal de idosos que decidiu fugir da realidade e cruzar a costa leste dos Estados Unidos, desbravando as estradas de Massachussets até Key West, na Flórida, numa última aventura em busca de Ernest Hemingway e do sonho de viver a vida.

A espirituosa e falante Ella (Helen Mirren) é casada com o apaixonado professor de literatura John Spencer (Donald Sutherland), acometido com o mal de Alzheimer. Sofrendo com a progressiva perda de memória de seu marido, e diante da intensificação do tratamento médico, ela decide fugir com ele para uma última viagem sozinhos a bordo do velho trailer da família, longe dos preocupados e controladores filhos Will (Christian Mckay) e Jane (Janel Moloney).

O longa revela a poesia do amor na velhice, mostrando as dificuldades da doença e dos momentos de lucidez de John, que vai descortinando um passado de segredos. Enquanto Ella busca recuperar a memória de uma vida a dois, tenta sobreviver dentro de suas próprias limitações. Os personagens, maravilhosamente interpretados por Helen Mirren e Donald Sutherland, possuem energia, humor e romantismo, saboreando cada momento, embalados pela literatura e pela música. Eles vivem intensamente o presente, sorrindo, brigando, confortando suas dores e enfrentando os perigos da estrada, já que o futuro de ambos está condenado pela progressão da doença.

O cineasta italiano realizou um filme de grande humanidade, adaptado para a cultura norte-americana. O longa é quase uma metáfora da desconstrução dos sonhos de uma geração, que viveu o movimento beat nos anos 50/60, diante das mudanças políticas nos Estados Unidos, que culminaram com a vitória do radicalismo de Donald Trump. Rodado durante a campanha presidencial de 2016, é quase um testemunho histórico de uma época de perda das ilusões, em um mundo em que os personagens de Ella e John não se reconhecem mais.
O filme é uma produção relativamente simples, de baixo orçamento, com um ritmo mais lento, mas com uma narrativa profunda e de grande impactoO roteiro enfoca aspectos icônicos da cultura norte-americana, como a narrativa da guerra de secessão (1861-1865), a literatura de James Joyce, Ernest Hemingway e a dramaturgia de Tennessee Williams, além da música de Janis Joplin, entre outros. Carregado de simbolismos, Paolo Virzi construiu um olhar estrangeiro que mergulha no universo dos dois personagens, com sagacidade e sensibilidade. O filme aborda também uma reflexão sobre a visão religiosa dos norte-americanos, de maioria protestante, referente a finitude da vida. "Ella & John" é um filme imperdível.

Elisabete Estumano Freire.

**Confira matéria com depoimentos do diretor Paolo Virzi, da atriz Helen Mirren e do ator Donald Sutherland no link abaixo: 
http://www.programacinesom.com/2018/03/ella-e-john-estreia-5-de-abril-nos.html


Previsão de estreia: 05 de Abril de 2018.
Similar Videos

0 comentários: