Trailler de ação, terror e suspense brasileiro, "Motorrad" narra a história de um grupo de motoqueiros que se aventura numa trilha proibida, entrando numa zona de perigo. Dirigido por Vicente Amorim ("Corações Sujos", "Um homem bom"), o longa, que teve sua pré-estreia oficial no Festival de Cinema de Toronto, em 2017, chega agora aos cinemas brasileiros.
O filme, na verdade, causa um certo estranhamento por uma proposta conceitual aparentemente mais voltada ao sensorial. O cineasta economizou nos diálogos, mas não nas ações. Os eventos acontecem num ritmo frenético, sem muitas explicações, o que só aumenta o clima de mistério e tensão. Entretanto, os personagens não causam muita empatia no espectador, talvez pelo silêncio e apatia que apresentam em situações extremas. Como num jogo de xadrez, para entender o que se passa em "Motorrad" é necessário que o espectador preste bastante atenção em pequenas pistas que o diretor entrega sobre o futuro dos personagens.
Segundo Vicente Amorim, o visual do filme foi inspirado no mundo dos HQs, a partir do story-board do premiado quadrinista brasileiro Danilo Beyruth ("Astronauta"), que ajudou o cineasta a desenvolver a estética dos personagens, num figurino pop-rock. A construção visual de "Motorrad" nos apresenta um mundo quase pós-apocalíptico, reforçado pelo mapa de som, enfatizando o ruído do ronco dos motores, pela instabilidade das imagens com uso constante da câmera na mão e pela edição excessivamente videoclipada.
Filmado no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, "Motorrad" revela um mundo ficcional mórbido, de completo isolamento, que só aumenta a tensão vivida pelos personagens. Com direção de fotografia de Gustavo Hadba, o longa apresenta uma paleta de cores frias, destacando tons cinzas e acres, com pouca saturação, dando uma sensação de fim de mundo.
Em meio a tantos lançamentos de drama e comédia no cinema nacional, "Motorrad" é uma prova de que o mercado brasileiro também tem espaço para o suspense e terror. Que essa iniciativa abra as portas para mais filmes do gênero.
Em meio a tantos lançamentos de drama e comédia no cinema nacional, "Motorrad" é uma prova de que o mercado brasileiro também tem espaço para o suspense e terror. Que essa iniciativa abra as portas para mais filmes do gênero.
Elisabete Estumano Freire
ELENCO
Guilherme Prates : Hugo
Carla Salle : Paula
Emilio Dantas : Ricardo
Juliana Lohmann : Bia
Pablo Sanábio : Tomás
Rodrigo Vidigal : Rafa
Alex Nader : Maurício
Jayme Del Cueto: O Homem Velho
FICHA TÉCNICA
Direção: Vicente Amorim
Produção: LG Tubaldini Jr e André Skaf
Roteiro: L.G. Bayão
Baseado nos personagens criados por Danilo Beyruth
Direção de Fotografia: Gustavo Hadba
Direção de Arte: Tiago Marques
Figurinos: Cristina Kangussu
Música: Lucas Marcier e Fabiano Krieger
Montagem: Lucas Gonzaga
0 comentários: