Motorrad

Trailler de ação, terror e suspense brasileiro, "Motorrad" narra a história de um grupo de motoqueiros que se aventura numa trilha proibida, entrando numa zona de perigo. Dirigido por Vicente Amorim ("Corações Sujos", "Um homem bom"), o longa, que teve sua pré-estreia oficial no Festival de Cinema de Toronto, em 2017, chega agora aos cinemas brasileiros.
Com roteiro de L.G. Bayão ("Heleno", "D.P.A.", "O concurso"), o filme apresenta a história do jovem Hugo (Guilherme Prates), irmão mais novo de Ricardo (Emílio Dantas), líder de um grupo de motocross que decide seguir uma trilha na serra até chegar a uma famosa cachoeira. No caminho, eles descobrem que a trilha foi bloqueada por um muro de pedra. Inconformados, o grupo decide seguir adiante, abrindo uma passagem. 
Do outro lado, Hugo reencontra Paula (Carla Salle), uma misteriosa jovem que ele conheceu num ferro-velho. A moça se junta ao grupo e sugere que eles mudem de rota. A partir daí, eles se deparam com um estranho bando de motoqueiros assassinos, que os perseguem impiedosamente.

O filme, na verdade, causa um certo estranhamento por uma proposta conceitual aparentemente mais voltada ao sensorial. O cineasta economizou nos diálogos, mas não nas ações. Os eventos acontecem num ritmo frenético,  sem muitas explicações, o que só aumenta o clima de mistério e tensão. Entretanto, os personagens não causam muita empatia no espectador, talvez pelo silêncio e apatia que apresentam em situações extremas. Como num jogo de xadrez, para entender o que se passa em "Motorrad"  é necessário que o espectador preste bastante atenção em pequenas pistas que o diretor entrega sobre o futuro dos personagens.
Segundo Vicente Amorim, o visual do filme foi inspirado no mundo dos HQs, a partir do story-board do premiado quadrinista brasileiro Danilo Beyruth ("Astronauta"), que ajudou o cineasta a desenvolver a estética dos personagens, num figurino pop-rock. A construção visual de "Motorrad" nos apresenta um mundo quase pós-apocalíptico, reforçado pelo mapa de som, enfatizando o ruído do ronco dos motores, pela instabilidade das imagens com uso constante da câmera na mão e pela edição excessivamente videoclipada. 
Filmado no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, "Motorrad" revela um mundo ficcional mórbido, de completo isolamento, que só aumenta a tensão vivida pelos personagens. Com direção de fotografia de Gustavo Hadba, o longa apresenta uma paleta de cores frias, destacando tons cinzas e acres, com pouca saturação, dando uma sensação de fim de mundo. 
Em meio a tantos lançamentos de drama e comédia no cinema nacional, "Motorrad" é uma prova de que o mercado brasileiro também tem espaço para o suspense e terror. Que essa iniciativa abra as portas para mais filmes do gênero.

Elisabete Estumano Freire


ELENCO
Guilherme Prates : Hugo 
Carla Salle : Paula 
Emilio Dantas : Ricardo 
Juliana Lohmann : Bia 
Pablo Sanábio : Tomás 
Rodrigo Vidigal : Rafa 
Alex Nader : Maurício 
Jayme Del Cueto: O Homem Velho

FICHA TÉCNICA
Direção: Vicente Amorim
Produção: LG Tubaldini Jr e André Skaf
Roteiro: L.G. Bayão
Baseado nos personagens criados por Danilo Beyruth
Direção de Fotografia: Gustavo Hadba
Direção de Arte: Tiago Marques
Figurinos: Cristina Kangussu
Música: Lucas Marcier e Fabiano Krieger

Montagem: Lucas Gonzaga​


Similar Videos

0 comentários: