Red Sparrow


Dirigido por Francis Lawrence, "Operação Red Sparrow" é mais um thriller de espionagem na era pós soviética de Vladimir Putin, retomando a velha rivalidade dos tempos da Guerra Fria com os norte-americanos. É estrelado por Jennifer Lawrence, que interpreta Dominika Egorova, uma filha devotada e ex-bailarina do Balé Bolshoi, que após um sofrer um grave acidente termina se envolvendo com a inteligência russa. 
o longa aborda a manipulação da sexualidade de jovens como arma de combate na guerra da espionagem internacional. Apresenta um ponto de vista altamente preconceituoso relativo a mulher, que no filme é obrigada a se submeter a situações indignas, institucionalizando o estupro e a prostituição. 
Chantageada pelo seu próprio tio Vanya Egorov (Matthias Schoenaerts), Dominika ingressa num centro de treinamento para se tornar uma "sparrow", ou seja, uma agente instruída para seduzir e obter informações de inteligência. Sua missão é descobrir a identidade de quem está passando informações secretas para o espião da CIA Nathaniel Nash (Joel Edgerton).
O cineasta, que dirigiu JLaw em "Jogos Vorazes", perdeu a chance de realizar um filme mais interessante. De um modo geral, a narrativa é confusa, ainda que tente plantar pistas para um final revelador. Há uma ênfase no erotismo e na violência, em detrimento do ritmo e do desenvolvimento da história. Como resultado, o longa se torna cansativo e deixa inúmeras lacunas no ar. 

A maioria das sequências acontece na escola das Sparrows, prejudicando a fluidez do filme. Na verdade, há uma desnecessária exploração do corpo desnudo da atriz que chega a ser constrangedor. Os diálogos são fracos e carregados de um discurso misógino.

Os personagens parecem deslocados e os atores mal aproveitados. Ainda que a atriz se esforce, ela parece desconfortável no papel. Por outro lado,  não há química nenhuma entre Jennifer Lawrence e Joel Edgerton, e a relação entre os personagens é insossa, não convence. Um dos grandes pecados do cineasta foi praticamente apagar a presença do grande Jeremy Irons, que interpreta o general Korchnoi, em mais de duas horas de filme. O elenco contou ainda com Charlotte Rampling e Mary-Louise Parker. 


Elisabete Estumano Freire.


DIREÇÃO Francis Lawrence
DURAÇÃO 145 minutos
ESTREIA 1º de março de 2018
Similar Videos

0 comentários: