A noite do jogo


"A Noite do Jogo" é uma divertida comédia de ação e suspense, estrelada por Rachel McAdams e Jason Bateman. O filme, com roteiro de Mark Perez ("Aprovados") e direção da dupla de cineastas John Francis Daley e Jonathan Goldstein ("Quero Matar meu chefe", "Homem Aranha: de volta ao lar" e "Férias Frustradas"), narra a história de Max e Annie, um casal bastante competitivo, que termina se envolvendo numa jogada de vida ou morte. 

Apaixonados por jogos de adivinhação e quebra-cabeças, Max (Jason Bateman) e Annie (Rachel McAdams) gostam de convidar os amigos para jogar em sua casa, nos finais de semana. Contudo, eles vivem fugindo da companhia do sinistro e inconveniente vizinho policial Gary (Jesse Plemons), que tenta a todo custo voltar a participar das reuniões, principalmente depois que se separou da ex-mulher. 

Sob a marcação cerrada de Gary, Max e Annie decidem realizar mais uma noite de jogos na surdina. Eles também aguardam a chegada de Brooks (Kyle Chandler), o irmão mais novo, bonito e bem sucedido de Max. Igualmente competitivo, Brooks não perde a oportunidade de constranger o irmão diante dos amigos. Ao final da noite, ele convida todos para mais uma partida, desta vez em sua mansão, prometendo proporcionar uma noite memorável. 
É a partir daí que o filme realmente começa. Brooks contrata uma agência especializada e anuncia uma partida que envolve o sequestro de um dos participantes. As regras, entretanto, são de alto risco, podendo  custar a morte de alguém. Todavia, apesar do jogo ser uma farsa, o prêmio para o vencedor é generoso, e todos aceitam a proposta. Só que nem tudo parece acontecer como o esperado, e Brooks termina sendo vítima de um sequestro de verdade, quando todos imaginam que tudo não passa de uma simples encenação.

A construção da narrativa é muito bem pensada, feita em camadas, jogando não somente com os personagens, mas com o espectador. Nada nunca é o que parece, à primeira vista. E nem quando termina o jogo e começa a realidade dentro da diegese fílmica. 

Apesar do clima de mistério estar sobre o foco central, o sequestro de Brooks, o filme explora diversas narrativas. O filme vai revelando a psicologia e a história dos personagens, trabalhando com muito bom humor a caracterização de diferentes tipos humanos. 

Sem abdicar de algumas situações clichês, os diretores conseguem construir comicidade e suspense que divertem o espectador. É claro que a presença de McAdams e Bateman ajudam e muito. Ambos os atores são carismáticos, possuem química e parecem bem à vontade na interpretação de seus personagens. Uma dobradinha que funcionou e que deve gerar uma continuação nas telonas.

A narrativa passa ainda por uma leitura das paixões humanas. Numa sociedade que incentiva a competição, todos disputam não somente dentro do jogo, mas entre si, revelando segredos e sentimentos. O filme mostra ainda a complexidade das relações interpessoais, que perpassam por avaliações erradas, disputas familiares, intrigas, baixa estima, questões de gênero e poder, até situações de discriminação e bullying.

"A Noite do Jogo" é um filme em movimento, onde a adrenalina toma conta dos personagens. A montagem é ágil, sem perder o ritmo, e cronológica, ainda que por alguns momentos utilize o recurso de flashbacks. Uma comédia inteligente, que trabalha com a nossa percepção do real, confrontando essência e aparência. O filme nos faz refletir ainda como podemos ser inteligentes, mas ao mesmo tempo ingênuos, quando tentamos acreditar na ilusão, apesar da verdade estar bem na nossa frente. 


Elisabete Estumano Freire

                                     




Estreia: 10 de maio
Duração: 1h40min.
Similar Videos

0 comentários: