Paris 8


Com roteiro e direção de Jean Paul Curveyac, "Paris 8" é uma história de amor e entrega à arte cinematográfica. O filme apresenta a trajetória do personagem Etienne (Andranic Manet), um jovem que sai de Lyon para Paris com o objetivo de estudar cinema na Sorbonne. A narrativa mostra o conflito entre o idealismo artístico e o ativismo político, de jovens que sonham em construir um mundo mais justo através da sua arte ou da militância partidária.

Recém-chegado ao ambiente universitário, Etienne vai deixando para trás a vida de adolescente que levava no interior da França. Sorbonne é um mundo novo,  que se abre para o personagem, mas que causa estranheza e amedronta, ao mesmo tempo que inebria a alma daqueles que amam a arte do cinema acima das relações interpessoais. 

Nesse novo universo, Etienne procura fazer amigos e conhece Mathias (Coretin Fila) e Jean-Nöel (Gonzague Van Bervesselès). Mathias se destaca entre os alunos, como o mais inteligente e exigente. Estudioso das obras clássicas, de gosto apurado e de grande oratória, o rapaz é bastante crítico e mordaz quanto à produção contemporânea do cinema francês e aos projetos dos demais alunos de cinema. Tal atitude, apesar de causar antipatia de muitos colegas, provoca em Etienne uma grande admiração e respeito. 

Inseguro para finalizar seu roteiro e apresentar seu projeto de curta, Etienne se torna cada vez mais dependente de Mathias, enquanto tenta se encontrar e autoafirmar. Instável amorosamente, vê o colega como um adversário intransponível, envolto numa atmosfera de mistério e sedução intelectual, que ajuda Etienne a ampliar sua perspectiva artística e visão de mundo.

Curveyac construiu um roteiro denso, em que os personagens apresentam várias camadas dramáticas, e aprofundam questões no âmbito ético, estético, político e filosófico, refletindo sobre o fazer cinematográfico. O autor questiona o papel político do cinema. Critica o cinema de pura fruição, que coloca o indivíduo numa posição confortável de espectador, incapaz de tomar alguma atitude prática, enquanto a vida continua do lado de fora, com suas urgências. Ele questiona a linha que separa cineastas de ativistas, de forma honesta, conclamando que as artes não devem se abster de seu papel político, chamando atenção para a responsabilidade da nova geração de cineastas. 

Com uma belíssima fotografia em PB, o filme apresenta um trabalho técnico primoroso, provocando uma aura de nostalgia que remete às vanguardas do cinema francês e italiano, aliado a trilha sonora recheada de composições clássicas. O diretor optou por uma montagem episódica e cronológica, em que os acontecimentos correspondem a diferentes fases da vida do personagem central. O filme é uma verdadeira obra poética, na forma e no conteúdo, que nos faz refletir sobre quem realmente somos, o que aparentamos ser e o que queremos realizar em nossas vidas. 

Elisabete Estumano Freire.

Ficha Técnica

Paris 8 (A Paris Education)
Direção: Jean-Paul Civeyrac
Roteiro: Jean-Paul Civeyrac
Elenco: Andranic Manet, Diane Rouxel, Jenna Thiam
Gênero: Drama
País: França
Ano: 2018
Duração: 137 min
Classificação: 14 anos

Estreia: 17 de maio de 2018.
Similar Videos

0 comentários: