Se você soubesse

Dirigido pela cineasta francesa Joan Chemla, e estrelado pelo ator mexicano Gael García Bernal,  Se você soubesse (Si Tu voyais son coeur) é inspirado no romance Mon Ange (Boarding Home, 1987), do escritor cubano Guillermo Rosales. O filme narra a história do personagem Daniel (Bernal), um membro de uma comunidade de ciganos hispânicos, que mora no subúrbio dos arredores de Paris, e que se sente duplamente exilado, pela condição de estrangeiro e por sua família. 
Discriminado pela sociedade francesa e excluído do mercado de trabalho, o cigano Daniel vive de pequenos golpes e crimes. Seu amigo Costel (Nahuel Perez Biscayart), após o casamento e sem conseguir um emprego formal, pede sua ajuda e passa a participar dos esquemas feitos por Pepe (Manuel "Manole" Munõz). Tudo parecia ir bem, quando um infortúnio acontece, desestruturando a vida de Daniel.
Perseguido por Lucho (Mariano Santiago), Daniel é expulso da comunidade de ciganos e encontra refúgio no Hotel Metrópole. O local é uma espécie de abrigo de idosos, prostitutas, loucos e párias. Constantemente extorquido, sem dinheiro para pagar o aluguel, Daniel aceita trabalhar para o mafioso Ali (Abbes Zahmani), dono do hotel e seu violento gerente, Michel "Umberto" (Karim Leklou). Vivendo no limite de sua sanidade, Daniel é atormentado pelas lembranças do passado e pela depressão. 
A cineasta constrói uma narrativa através da memória do protagonista. A montagem utiliza o recurso do flashback em vários momentos, sempre contrastando com o presente do personagem. A fotografia também reforça o subjetivo de Daniel, alternando a luminosidade do passado de felicidade, em meio a comunidade de ciganos e ao lado do amigo Costel (Biscayart), e a escuridão de dor do presente, representado por tons sombrios e vermelhos do hotel Metrópole. O local é a verdadeira imagem do inferno na alma do protagonista.
A movimentação sinuosa da câmera do diretor de fotografia Andre Chemetoff também reflete toda a perturbação do espírito de Daniel. Percorrendo corredores escuros, atravessando paredes com travellings que riscam o ambiente em diagonal, e o uso excessivo de plongèes, Chemetoff representa visualmente a alternância dos momentos de lucidez e alucinação do protagonista. 
Com o aparecimento de Francine (Marine Vacht), a esperança ressurge para Daniel. A personagem, que está sob a tutela de Ali, devolve ao protagonista a motivação para enfrentar os desafios. A mudança de perspectiva do personagem é percebida visualmente por uma fotografia mais iluminada. A trilha sonora também é bastante utilizada pela cineasta como índice deste sentimento, além do uso de imagens simbólicas. Um dos momentos mais sublimes é a sequência ao som de Danúbio Azul, Opus 314, de Johann Strauss. 
O filme de Joan Chemla é uma adaptação da obra do romancista e jornalista cubano, Guillermo Rosales, que fugiu do regime de Fidel Castro e foi se exilar nos Estados Unidos, em 1979. O autor sofria de esquizofrenia e se sentia um duplo exilado, pelo seu país e por sua família. Cometeu suicídio em Miami, em 1993, aos 47 anos de idade. Dono de um estilo forte, de crítica voraz e niilista, Rosales destruiu a maior parte de suas obras, deixando apenas dois romances publicados: El Juego de la Viola (1967) e The Halfway House (Original) reaparecendo sob o título de Boarding Home (1987), romance vencedor do prêmio "Letras de Oros", publicado em francês sob o título Mon Ange.

Elisabete Estumano Freire



Estreia: 03/05/2018, lançamento exclusivo em formato streaming, no Itunes, Now e Google.

SE VOCÊ SOUBESSE (SI TU VOYAIS SON COUER, 2017)
DURAÇÃO: 1h26m. 
GÊNERO DRAMA. 



Similar Videos

0 comentários: