45 dias sem você


Road-movie nacional, o longa "45 dias sem você", dirigido por Rafael Gomes (seriados "3 Teresas", "Vizinhos" e "Tudo o que é sólido pode derreter") mistura realidade e ficção através da trajetória sentimental de seus personagens. Estrelado pelos estreantes Rafael de Bona e Julia Correa, além de Mayara Constantino ("Tudo o que é sólido pode derreter", "Sessão de Terapia") e Fábio Lucindo (dublador de "Pokemón"), com participação de Ícaro Silva, os atores interpretam a si mesmos, dramatizando suas experiências pessoais com um toque de ficcionalidade, na pele de seus personagens.

O filme narra o drama sentimental de Rafael (Rafael de Bona), que foi abandonado pelo namorado no Brasil e decide viajar pela Europa e América Latina para digerir sua mágoa. Dividido em três grandes blocos, o filme foi estruturado de modo capitular, a partir de diferentes destinos: Inglaterra, França, Portugal e Argentina. Em cada lugar, ele encontra um amigo e histórias para compartilhar: Julia (Londres), Fábio (Coimbra) e Mayara (Buenos Ayres). Os atores, na vida real, também se exilaram do Brasil vivendo nos respectivos países. Segundo o diretor, o roteiro é baseado em acontecimentos verdadeiros, assim como todo o redor, incluindo os amigos e os espaços, que são os mesmos que os atores frequentavam.

Apesar de trabalhar com alguns elementos da realidade, é bom lembrar que o filme continua sendo ficcional. O roteiro é bastante dialógico, recheado de discursos pseudointelectuais e frases clichês, o que empobrece a narrativa. As relações são fluidas e o drama dos personagens não chega a ser aprofundado. Tudo é muito superficial, talvez intencionalmente para mostrar a efemeridade dos amores da juventude. 


De todo modo, a proposta de construir uma história jogando entre o ficcional e o não ficcional é interessante. Com uma bela fotografia, explorando os cenários de viagem, a narrativa romantizada também é encadeada pela trilha musical, com canções de Arnaldo Antunes, Céu, Clarice Falcão, Gal Costa, Los Hermanos e Thalles Cabral.

"45 dias sem você" é o primeiro longa de uma trilogia composta ainda pelos seguintes títulos já gravados, “Música Para Cortar os Pulsos” e “Meu Álbum de Amores", a serem lançados posteriormente. De acordo com o diretor, Rafael Gomes, os três filmes abordam a temática do amor na juventude. 


O filme "45 dias sem você" foi selecionado para os festivais Cinema Diverse: The Palm Springs LGBTQ Film Festival 2018, OUTShine Film Festival 2018, San Antonio QFest – LGBT International Film Festival 2018, para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens do Festival Mix Brasil (2018) e para o encerramento do Curta Santos 2018.

Elisabete Estumano Freire.




“45 dias sem você” (96 minutos)
Ficha Técnica
Escrito e dirigido por Rafael Gomes
Produzido por Henrique Carvalhaes e Rafael Gomes
Coprodutores Diana Almeida e Daniel Ribeiro
Produtores associados Dhyana Mai, Fábio Lucindo, Julia Correa, Mayara Constantino e Rafael De Bona.
Direção de Fotografia Dhyana Mai
Edição Cristian Chinen, Laura Del Rey
Músicas de Arnaldo Antunes, Céu, Clarice Falcão, Gal Costa, Los Hermanos, Thalles Cabral
Distribuidora O2 Play

Similar Videos

0 comentários: